O que é franquia de seguro, como funciona e quando preciso pagar?

O que é franquia de seguro, como funciona e quando preciso pagar?
2 anos atrás

Quem está em busca de efetivar a contratação do seguro auto deve antes de mais nada entender o que é franquia de seguro, como isso funciona, quais são os benefícios, o que precisa pagar, entre outros fatores que envolvem a contratação desse serviço.

PRECISA DE UMA CORRETORA QUE LHE OFEREÇA O MELHOR ATENDIMENTO? FALE CONOSCO!

Por isso, se você está querendo saber o que é a franquia de seguro automóvel e todos os fatores que envolvem ter esse benefício, chegou ao lugar certo, porque nos tópicos abaixo vamos responder esse e muitos outros questionamentos que envolvem o seguro de carros de luxo e de veículos convencionais. Acompanhe!

O que é franquia de seguro?

A resposta para a pergunta sobre o que é franquia de seguro é bem simples e ela também está presente na modalidade chamada de seguro por assinatura.

seguradoras

A franquia consiste no valor que a pessoa que contratou o seguro precisará pagar caso seja necessário acionar o seguro, ou seja, em caso de sinistro, que é o termo técnico usado, o segurado precisará arcar com um valor para ter sua demanda atendida.

Como funciona a franquia de seguro?

o que é franquia de seguro: carro acidentado

Acima, você aprendeu o que é a franquia de seguro. Agora, vamos te explicar o que é franquia de seguro reduzida e outras modalidades que são comuns. Conheça!

No caso da modalidade chamada de franquia normal, a franquia tende a ter um valor médio que fica entre o que é cobrado na majorada e na reduzida.

Banner whatsapp

Na franquia majorada, a opção é mais indicada para quem tem um histórico baixo de sinistros, porque o valor é mais alto que a franquia normal.

Por sua vez, a franquia reduzida de um seguro de automóvel é a mais contratada, porque quando acontece um sinistro, o valor é mais baixo, mas o custo do seguro é mais elevado.

Já a franquia isenta não é tão comum e o segurado não vai fazer nenhum pagamento de franquia, mas o valor cobrado pelo seguro é bem elevado e pode ser que o seu uso tenha limite.

Qual o valor da franquia de seguros?

É preciso deixar claro que o valor sempre será menor e só é necessário quando o dono do carro foi o responsável pelo “acidente”. Neste caso, a franquia consiste em parte do pagamento do conserto.

Contudo, não é fácil definir o valor de forma exata, pois ele leva em consideração regras e critérios que são relevantes para cada segurado.

Com isso, é preciso saber quais são as regras da empresa e os critérios, pois assim será possível avaliar o valor referente ao pagamento da franquia, até mesmo se for de um seguro para carros de luxo.

Veja o que dizem nossos clientes:

[trustindex no-registration=google]

Quando eu tenho que pagar a franquia?

acidente de carro

A franquia precisa ser paga somente em algumas condições. Confira abaixo quais são elas.

Perda parcial: em caso de perdas parciais, a franquia precisará ser paga, mesmo quando os danos fiquem próximos a 75% do valor. 

Para ser indenizado, mais do que saber o que é franquia de seguro de veículo, será preciso pagar por ela, mas atenção, pois o valor a ser pago é o que está na apólice, independentemente do montante referente a indenização.

Banner whatsapp

Sinistro com terceiros: se a sua apólice tem cobertura para terceiros, não será preciso pagar a franquia, pois assim o valor que seria usado para o pagamento pode ser revertido para os custos que precisarão ser pagos a terceiros.

De forma resumida, é possível afirmar que a única situação em que você não terá que pagar a franquia é em caso de perda total, mas atenção, pois é fundamental contar com uma seguradora de confiança.

O que é franquia de seguro e por que tenho que pagar?

mulher ligando para seguradora

O pagamento é feito, porque essa é uma forma que as seguradoras encontraram de fazer com que o proprietário do veículo não cause nenhum tipo de dano de forma intencional a fim de desfrutar do seguro que ele tem.

Ao entender o que é uma franquia de seguro, a expectativa é que os segurados dirijam com mais zelo e cuidado, mas para saber o valor referente ao investimento, o contratante deve estar atento às condições que a seguradora exige.

Como é feito o pagamento da franquia do seguro?

Entendeu o que é franquia de seguro? Mas, agora você está se perguntando e o pagamento? Como ele é feito?

Banner whatsapp

Simples, a pessoa precisará fazer o pagamento do valor da franquia de forma direta para o prestador do serviço ou para o dono da carga que sofreu avaria, no caso de caminhões. O restante da indenização fica a cargo da seguradora contratada.

Onde contratar seguro auto de qualidade com preços incríveis?

O que é franquia de seguro: profissional entregando chave

Ficar sem seguro de carro ou sem seguro para moto nunca é uma boa opção. Por isso, faça agora mesmo uma cotação online com a Franqueira Seguros.

Também temos outras soluções como: